Coletivo Negrada participa junto com a UBM-ES do “Dia Nacional de Coleta de Assinaturas” pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas

Seg, 02 de Dezembro de 2013 12:34
E-mail Imprimir PDF
12 02 2013 atividade ubm es coleta reforma politica512 02 2013 atividade ubm es coleta reforma politica4

A União Brasileira de Mulheres –Seção Espírito Santo (UBM-ES), que compõe a Coalizão Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas, organizou na tarde da última quarta-feira (27/11), em Vitória, “Coleta de Assinaturas” com Ato Público da Coalizão Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas. A atividade, realizada no Restaurante Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo(UFES) e  voltada aos estudantes, trabalhadores e trabalhadoras da universidade, contou com o apoio da UNE, Coletivo Negrada e Levante Popular. A UBM-ES seguiu a deliberação da coordenação nacional da UBM, que orientou as entidades estaduais a realizar coletas de assinaturas em conjunto com a Marcha da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, ocorrida em Brasília no dia 27 de novembro.

Com bandeiras das Entidades e Faixa da UBM, chamando a atenção da “Reforma Política por Mais Poder para as Mulheres”, foram distribuídos o “Manifesto da sociedade civil por uma Reforma Política Democrática”. Os pontos básicos da proposta de lei de iniciativa popular, incluem: 1) financiamento público para as campanhas eleitorais; 2) proibição de financiamento por empresas, pessoas jurídicas, o que regulamenta as distorções do poder econômico para uma minoria de candidatos que sempre acabam se elegendo; 3) fortalecimento dos Partidos através do voto em primeiro turno em seu Programa e em segundo turno em seus candidatos e candidatas; 4) garantia da alternância de gênero em listas pré-ordenadas pelos Partidos; 5) criação de mecanismos eficazes voltados para oportunidades aos seguimentos sub- representados da população – mulheres, juventude, população negra, indígena, quilombola, GLBT, entre outros; 6) controle social da utilização do fundo partidário nas campanhas e punições severas de forma a garantir eleições limpas evitando que os recursos das políticas públicas (Saúde, Assistência Educação, Habitação, Segurança, Mobilidade Urbana) sejam desviados para favorecimento das campanhas políticas.

A UBM-ES deu continuidade à atividade até a noite na porta da Faculdade Estácio de Sá, localizada no bairro de Jardim Camburi, também em Vitória.

O Ato pela “Coleta de Assinaturas” organizado pela UBM-ES permitiu a adesão de muitos estudantes, trabalhadores, trabalhadoras, professores, professoras, lideranças estudantis e comunitárias. Foram distribuídos 800 panfletos e coletadas mais de 300 assinaturas. Os participantes foram orientados a divulgar a coleta de assinatura pela internet, por meio do site http://www.reformapoliticademocratica.com.br/, com objetivo de acelerar o alcance de 1,5 milhão de assinaturas e transformar o Projeto de Iniciativa Popular em Lei o mais breve possível, determinando regras mais severas para as próximas eleições.

Para as dirigentes da UBM-ES, a ação contribuiu para provocar o debate da Reforma Política, pois muitos desconheciam a proposta. O pensamento conservador e a grande mídia não tem interesse em realizar a Reforma Política, pois não amplia o debate através dos meios de comunicação de massa.

Espera que o trabalho da entidade possa contribuir para a ampliação dos debates, de forma que muitos estudantes foram orientados a propor agendas na academia contribuindo para elevar a consciência cidadã como compromisso de todos e todas. Para a UBM-ES a transformação social será uma realidade com muito trabalho coletivo, com o envolvimento e a participação de homens e mulheres conscientes do seu papel no processo de mudança da sociedade brasileira.

Por Luciana Bernardes – Secretária de Organização da UBM- ES, integrante da Coordenação Nacional da UBM e representante da entidade no CNS – Conselho Nacional de Saúde.

Públicado em: http://www.ubmulheres.org.br/component/content/article/1-noticias/836-ubmescoletareformapolitica.html

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s