I Semana de Negritude da UFES foi um sucesso!!!!

semananegritude

A I Semana de Negritude da UFES realizada entre os dias 19 à 22 de fevereiro de 2014, mobilizou a comunidade acadêmica e local destacando a valorização da cultura negra e a presença dos estudantes negros na Universidade Federal do Espírito Santo, a semana foi organizada pelo Diretório Central de Estudantes da Ufes, com o apoio e participação do movimento negro capixaba e de diversos coletivos de estudantes e de causas sociais, entre eles, o Coletivo Negrada, uma autogestão de estudades negros e negras que também fez parte da Comissão Organizadora.
“Uma das perspectivas desse evento foi destacar a importância do negro na sociedade capixaba, superando a idealização de vítima. Dessa forma, a programação do evento pretendeu dar visibilidade à causa racial e permitir ao estudante o contato com a cultura negra, também, no espaço acadêmico”.
Foram realizadas diversas atividades, dentre elas a Palestra sobre o “Extermínio da Juventude Negra” proferida pelo representante do Fejunes – Fórum Estadual da Juventude Negra (Lula Rocha) e pelo Militante de Direitos Humanos da CDRH-Serra-ES, Rafael Miranda (Feijão), outra a Palestra intitulada Cotas: “A Juventude Negra no seu Devido Lugar”,  proferida pelo Professor Doutorando em Educação Sérgio Pereira dos Santos (NEAB-Ufes)  e por Neiriele Marques, Membra do Conselho Estadual de Igualdade Racial  e também Coordenadora do Fejunes.
Na tenda denominada “Zumbi dos Palmares” foram realizadas as Oficinas de Tranças Afro do Núcleo Afro Odomodê “Novas técnicas e modos de cuidado capilar”, Uma Oficinas de Capoeira (Grupo Cativeiro) que contagiou à todos os presentes, e a Oficina de Funk, que possibilitou compreender melhor este tipo de manifestação cultural, além da exposição e apresentação de entidades do movimento negro.
Para Debates, tivemos  várias Rodas de Conversa, entre elas:
Roda de Conversa Cultural: “Movimentos Culturais” tendo como facilitadores a Mestre em Psicologia, Janaína Fernanda e o Estudante Africano de Guiné-Bissau, Inamile Sanca (Coletivo Negrada).
Roda De Conversa: “Juventude Negra e Diversidade Sexual” contou com a Professora de Serviço Social da Ufes, Camila Valadão.
Houve também o momento da apresentação dos Coletivos: Organização e Resistência  e um belíssimo Sarau Zumbi Vive, e para finalizar uma Festa Black para fechar com chave de ouro.
Agradecemos em especial o apoio de tod@s que ajudaram para a realização deste evento, como:
NEAB – Ufes – Núcleo de Estudos Afrobrasileiros
Fejunes – Fórum Estadual da Juventude Negra
Coletivo Negrada
Kisile
CDH – Serra-ES
Coletivo Literatura MarginalES
Grupo de Capoeira Cativeiro
Núcleo Afro Odomodê
Funk da Paz
Instituto TamoJunto
Anúncios
Imagem | Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s