I Seminário de Combate ao Racismo será realizado na Ufes na próxima semana

cartaz coletivo_negrada

O Coletivo Negrada, em parceria com o Núcleio de Estudos Afrobrasileiros – NEAB-UFES,  com o apoio do Nucleo de pesquisa em Africanidades e Brasilidades – Nafricab/ES, e de diversos grupos de Estudantes Negros e Negras da Universidade Federal do ES, assim como, demais instituições de ensino, realizam nos dias 05 e 06 de junho de 2014, O I SEMINÁRIO DE COMBATE AO RACISMO: “por uma formação anti-racista”.

O Seminário tem como objetivo colocar em pauta principal na Universidade Federal do Espírito Santo a discussão acerca do Combate ao Racismo e seus efeitos nas relações acadêmicas, assim como, possibilitar um diálogo entre as comunidades interna e externa, atendendo a necessidade urgente de uma formação antiracista que busque livrar nossa sociedade de preconceitos e discriminações em razão de raça / cor / etnia ou origem.

A realização do presente seminário é também alusiva ao 13 de maio, “Dia Nacional de Denúncia do Racismo”, quando ressaltamos que após 126 anos da falsa abolição da escravatura com a assinatura da lei áurea, ainda vivemos numa sociedade que permite haver uma forma moderna de escravidão, que subjuga a população de negros e negras, assim como, os indígenas e demais etnias que “fojem” ao “padrão europeu”, tratando-os como seres desprovidos de direitos e deixados à margem da pobreza e da invisibilidade social e econômica.

“Cada vez mais percebe-se a importância e a necessidade de uma formação antirracista em todos os âmbitos da sociedade brasileira, e para isso é fundamental a implementação das Leis 10.639 de 2003 e 11.645 de 2010 que prevê o ensino e a valorização da História e da Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena na construção do Brasil e da identidade Brasileira, para que todos possam compreender, trabalhar e discutir as questões étnico-raciais, não só nas escolas, mas em todos os espaços onde tais questões ainda são proibidas”

Portanto, convidamos todos e todas para o I Seminário de Combate ao Racismo que será realizado nos dias 05 e 06 de junho na UFES.

Contamos com sua presença!

INSCRIÇÕES até 03/06/2014 ou até que esgotem as vagas. Informações pelo e-mail: eventocoletivonegrada2014@gmail.com Formulário de INSCRIÇÃO

PROGRAMAÇÃO: https://docs.google.com/document/d/1oK_Dif-nWl_Yeaetv5RAQIDXCJmpiMRow6UD2XJQ94I/

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para I Seminário de Combate ao Racismo será realizado na Ufes na próxima semana

  1. Belízia disse:

    Questão de extrema importância para alavancarmos o crescimento de uma nação de formação negra. Não podemos mais fingir que não há racismo no Brasil e deixar pra lá fatos que ocorrem diariamente em vários seguimentos da sociedade. Somos negros intelectualizados, formadores de opinião, portanto vamos refletir e buscar solucionar e varrer conflitos irracionais de nossa sociedade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s