NOTA SOBRE A CRIMINALIZAÇÃO DO COLETIVO NEGRADA

O Coletivo Negrada é uma reconhecida e respeitada organização do Movimento Negro, composta por estudantes e professores negras e negros comprometidos cotidianamente com a pauta pela equidade racial, na luta anti-racista e contra o genocídio da população negra, com atuação e repercussão nacional. Há 4 anos na UFES sofremos com o racismo nas relações entre discentes, docentes e principalmente com o racismo Institucional, lutamos contra ele e realizamos inúmeras ações educativas, de diálogos e enfrentamento.

Há algum tempo vários boatos relacionados às supostas ações atribuídas ao Coletivo Negrada estão sendo espalhados na tentativa de criminalizar o Coletivo. O racismo e o racismo institucional que estruturam a sociedade corroboram para promoção de mentiras contra o Coletivo Negrada, a fim de desmoralizar a nossa luta e organização. No entanto, permanecemos fortes e unidos.

Por meio dessa nota, viemos escurecer alguns pontos:

O Coletivo Negrada se preocupa com a construção coletiva para suas ações, por isso, nossas decisões oficiais partem do debate realizado em reuniões presenciais ou online entre os membros ativos. Dessa forma, as ações individuais, de pequenos grupos ou opiniões pessoais de membros/pessoas simpatizantes NÃO podem ser entendidas como ações organizadas/deliberadas pelo Coletivo Negrada, se a pauta não for discutida de forma prévia e coletivamente entre os seus membros.

1. O Negrada não se organiza por coordenação/direção ou qualquer estrutura hierárquica, nossa organização é pautada apenas na referência dos membros fundadores e nos membros ativos.

2. Fazem parte do Coletivo Negrada os membros ativos que vão às reuniões presenciais, constroem os seminários internos, participam das reuniões online, são responsáveis por determinadas atividades, estão em constante diálogo com os demais membros do Coletivo e, principalmente, compartilham dos valores do Coletivo Negrada.

3. O Coletivo Negrada NÃO responde por ações deliberadamente individuais de todos os estudantes negros da UFES, mas acolhe as denúncias de racismo para averiguação, apoio à vítima e encaminhamentos legais.

4. Ao associar qualquer protagonismo de pessoas pretas da UFES ao Coletivo Negrada, essa associação é racista. As/os estudantes pretas/os da universidade têm autonomia política e a exercem sem tutela de movimentos ou espaços institucionalizados, e os mesmos, devem ser respeitados.

5. Existem, além do Coletivo Negrada, outras organizações de universitários pretos na UFES e esses devem ser ouvidos, respeitados e terem visibilidade.

6. O Coletivo Negrada NÃO se propõe a ser uma organização universal, muito menos representante hegemônico de TODOS os estudantes negros da universidade.

7. O Coletivo Negrada NÃO É MOVIMENTO ESTUDANTIL, muito menos reivindicamos esse lugar, somos um Movimento Negro Universitário.

8. O Coletivo Negrada enquanto organização não disputa vaga em eventos/viagens relacionados a movimento estudantil, a menos que seja considerado pelo Coletivo alguma atividade importante para avançar no debate racial.

9. O Coletivo Negrada não está à frente das ocupações universitárias. Nos organizamos durante todo o mês de outubro e novembro para apoiar as ocupações secundaristas através de oficinas.

10. Durante o mês de novembro todas as atividades oficiais do Coletivo Negrada foram direcionadas à organização do Novembro Negro (palestras, oficinas, rodas de conversa, participação em eventos, atividades do projeto de extensão nas escolas públicas). Além da organização/participação na audiência pública sobre a fraude nas cotas raciais.

11. O Coletivo Negrada apoia as/os irmãs/os da Ocupação Quilombo Zacimba Gaba – Moradia Estudantil, ocupação legítima de estudantes pretos contra a PEC 55 e a MP 746. Além das pautas pela Moradia estudantil e pela retirada do processo da reitoria contra 3 estudantes negros.

12. O Negrada não adota a violência física como estratégia de luta, mas reconhece que o racismo por si só já é extremamente violento com os corpos pretos.

13. Entendemos que o racismo foi central na perseguição ao Coletivo Negrada e a estudantes negros durante a ocupação da reitoria de dezembro de 2015, que acarretou a um processo administrativo-financeiro à 3 estudantes negros, uma ocupação composto pela movimento estudantil.

Enquanto um Coletivo de universitários pretos temos a responsabilidade social de sermos multiplicadores do combate ao racismo e nossas ações extrapolam os muros da Universidade. O Coletivo Negrada realiza diversas ações educacionais como o projeto de extensão universitário CineNegrada que também é um projeto contemplado pela SECULT, o grupo de estudos Feminismo Negro e interseccionalidade, a participações em seminários e encontros acadêmicos, encabeçou a denúncia das fraudes nas cotas raciais, tem publicações acadêmicas sobre questões raciais de membros como alunos e professores, realiza palestras de importância da implementação da lei 10639/03 nas escolas e também parcerias com instituições públicas e privadas de ensino e produção cultural independente.

Apontar o Coletivo Negrada como responsável sobre qualquer ação em que seja pautada a questão racial, é invisibilizar e desqualificar a autonomia e possibilidade de outras organizações de estudantes negros que realizam suas próprias ações e que não necessariamente fazem parte do Coletivo Negrada.

As tentativas de desmoralizar o Coletivo Negrada são muitas e protagonizadas por quem não se compromete com o combate ao racismo e por isso prefere apontar falhas ao invés de somar.

A nossa militância tem referência ancestral, começou com os nossos mais velhos e a sua memória e luta devem ser sempre lembradas e aplicadas, estamos onde nosso povo está, lutamos pelo o que nosso povo luta e nesse caminho, sonhamos em transformar a universidade em um território preto abolindo assim todas as novas prisões.

Vida Dandara, Viva Zumbi e libertem Rafael Braga!

Nos Aquilombemos!

Novembro Negro

.download

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s